IPHAN cria Prêmio Viva Meu Mestre

No último dia 29 de outubro foi lançado pelo IPHAN, no 2º Encontro Pró-Capoeira ocorrido no Rio de Janeiro, o Prêmio Viva Meu Mestre, que tem como objetivo o reconhecimento e o fortalecimento da tradição cultural da Capoeira por meio da premiação de Mestres e Mestras de Capoeira.
Para participar é necessário que o (a) postulante ao prêmio tenha idade igual ou superior a 55 anos e cuja trajetória de vida tenha contribuído efetivamente para a transmissão e continuidade da Capoeira no Brasil.
PICT6387
Mestres Mintirinha, Vilmar, Celso e Mendonça poderão ser contemplados

Este prêmio é uma política do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de reconhecimento e valorização dos “patrimônios vivos” da nossa Capoeira, buscando proporcionar uma ampla visibilidade da nossa Capoeira perante a sociedade brasileira, reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil.

Segundo o IPHAN, este prêmio está integrado ao Programa de Salvaguarda e Incentivo à Capoeira (Pró-Capoeira).

Quem pode concorrer
Poderão concorrer ao Prêmio Viva Meu Mestre 2010 Mestres e Mestras de Capoeira, de qualquer vertente ou estilo com reconhecida experiência e conhecimento nos saberes e fazeres da Capoeira e as inscrições poderão ser apresentadas de 29 de outubro a 17 de novembro de 2010, conforme exigências publicadas no Edital do Prêmio.
Veja aqui a matéria publicada pelo IPHAN e baixe aqui o edital do Prêmio.
PICT6418
Mestre Genaro, 2º na foto da esquerda para a direita também poderá ser contemplado
 De quanto será o Prêmio?
Serão concedidos 100 prêmios, no valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) para cada premiado. Desse valor haverá a dedução e o recolhimento na fonte, referente ao imposto de renda. Assim sendo, o total que cada Mestre receberá será de aproximadamente R$ 10.800,00 (dez mil e oitocentos reais)."

Foto: Acervo Mestre Paulão

Comentários