CONFRARIA DE CAPOEIRISTAS É LANÇADA NA PEDRA DO SAL

No próximo dia 27 de fevereiro será lançada no Rio de Janeiro a Confraria Carioca de Capoeira, movimento iniciado pelos Mestres Burguês, Edvaldo Baiano, Martins, Hulk, Gegê, King, Lua, Columá, Montana e Arerê.

 Segundo Mestre Burguês através de divulgação feita na internet, a Confraria Carioca de Capoeira "nasceu de um grupo de amigos com a iniativa de unir os seus grupos com as seguintes propostas":

Trabalhar juntos com ideologias diferentes em prol da Capoeira, sendo considerado este o maior desafio da Confraria;

- Respeitar a individualidade de cada grupo e de cada Mestre;
- Enfocar uma comunidade de Capoeira;
- O trabalho de cada Mestre continua individualmente, mais o objetivo principal da Confraria é o de reunir;
 - Juntar o saber popular com o saber acadêmico;
- Objetivar a coletividade e não o individualismo;
- Amadurecer a idéia da realização de um evento juntos.

Mestre Burguês diz, ainda, que o lema da Confraria Carioca de Capoeira é:
RESPEITAR AS DIFERENÇAS
HUMILDADE
UNIÃO

O QUE É UMA CONFRARIA?
Segundo o Dicionário Aurélio, Confraria é uma irmandade, uma sociedade, uma associação. numa definição mais ampla, Confraria é o conjunto das pessoas de uma mesma categoria, dos mesmos interesses ou da mesma profissão.
Vale frisar que uma Confraria não pode ter um grande número de integrantes, o que pode proporcionar a criação de outras Confrarias de Capoeira em por todo Estado do Rio de Janeiro. A criação de uma Confraria, acredita-se, poderá trazer diversos benefícios, pois, além de reunir um grupo de amigos, poderá desenvolver o conhecimento e a capacidade de raciocínio de seus participantes, já que incentiva a busca por mais informações, neste caso específico, informações sobre a nossa Capoeira, tendo como foco principal a Capoeira no Rio de Janeiro. A Confraria, casa haja interesse, poderá ter estatuto e ser registrada em cartório, para lhe dar uma maior formalidade.

PORQUE NA PREDRA DO SAL?
Monumento histórico e religioso do Rio de Janeiro, a Pedra do Sal fica localizada no bairro da Saúde, na cidade do Rio de Janeiro. na região se encontra a Comunidade de Remanescentes de Quilombos Pedra do Sal. Foi ali que grandes sambistas do passado se reuniam, entre eles Donga, Pixinguinha, Heitor dos Prazeres, entre outros.
Tombada em 20 de novembro de 1984 pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), a Pedra do Sal é um local especial para a comunidade e a cultura negra do Rio de Janeiro. Neste local ficava o mercado de escravos. Antes a Pedra do Sal era chamada de Pedra da Prainha, sendo considerada, ainda, como simbologia, o núcleo da região chamada de Pequena África.

Portanto, se você gosta de capoeira, se você quer conhecer um pequeno grande pedaço de nossa história, não pode perder a roda de Capoeira que vai rolar na Pedra do Sal. Entre para a história, venha fazer parte deste grande encontro, desta grande CONFRARIA entre amigos.
Serviço:
LANÇAMENTO DA CONFRARIA CARIOCA DE CAPOEIRA
Local: Pedra do Sal - Centro Rio de Janeiro
Data: 27 de fevereiro de 2010
Horário: 17 horas

Crédito da Imagem: Mestre Burguês (divulgação)
Crédito da Foto: INEPAC

Comentários