Companhia da Saúde inicia ciclo de apresentações nas escolas do Rio

Com Assessorias

O trabalho de prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e aids nas escolas públicas da Baixada Fluminense, desenvolvido pela Companhia da Saúde em parceria com a Coordenadoria de Ensino e Divisão de Orientação Educacional da Secretaria Municipal de Educação de São João de Meriti, realiza novas conquistas.


Com apoio do UNFPA, Fundo de População das Nações Unidas, um acordo estabelecido em 2009 com a Secretaria Municipal de Educação possibilitou a continuidade das apresentações do esquete “Prevenção é a Solução” em nove escolas do município, assim como a mobilização de jovens estudantes para replicar a metodologia utilizada pela Cia. da Saúde.

A primeira apresentação aconteceu em 19 de maio no CIEP M. Thereza P. Gonçalves e contou com as presenças do Secretário Municipal de Educação de São João de Meriti, Carlos Correa, além de representantes da Divisão de Orientação Educacional do município e da diretoria da escola, professores, orientadores educacionais e outros profissionais de educação.

O evento contou também com a participação dos alunos, que, entusiasmados, cantaram as músicas que fazem parte do esquete junto com os jovens atores da Cia. da Saúde. A presença e a participação dos alunos foi fundamental para garantir o sucesso dessa parceria.

Serão realizadas, ainda, apresentações para os pais e familiares dos alunos, na perspectiva de estabelecer um diálogo sobre a importância do trabalho de prevenção com os jovens e a necessidade de se garantir a existência de espaço na escola para a abordagem de temas considerados polêmicos, como a gravidez na adolescência, saúde sexual e reprodutiva, o direito humano à saúde, a diversidade sexual e a prevenção de DST e aids, entre outros assuntos.

Com essa iniciativa, a Cia. da Saúde inicia uma série de apresentações na Baixada Fluminense, que culminará com um encontro entre jovens e professores das escolas que participaram do projeto, a fim de elaborar uma proposta conjunta de ações de prevenção e saúde nas escolas.

A Cia. da Saúde, um projeto desenvolvido pela Associação Brasilieira Interdisciplinar de Aids (ABIA), conta com atores jovens para abordar questões prioritárias para esse segmento. Conheça a Companhia da Saúde.


Fonte: ONU Brasil

Comentários