Unesco atualiza lista de línguas sob risco de extinção

09/02/2009

Segundo agência da ONU, metade dos 6 mil idiomas falados no mundo pode desaparecer.

indigenas-colombia-gde

80% não têm ortografia

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, anunciou o lançamento da nova edição do Atlas das Línguas do Mundo sob Perigo de Desaparecimento.

O documento deve ser apresentado, oficialmente, na sede da Unesco em Paris, no próximo dia 19. A atualização do atlas é ainda parte das comemorações do dia Internacional da Língua Materna, marcado para este mês.

Forma Interativa

A Unesco informou que é a primeira vez que a lista de idiomas sob perigo de extinção é publicada de forma interativa. A agência inscreveu 2,5 mil línguas que podem desaparecer nos próximos anos.

O novo guia traz mapas de áreas mais afetadas dividindo os idiomas por categorias. O material foi dirigido pelo professor australiano, Christopher Moseley, e com a doação do governo da Noruega.

De acordo com o atlas, um idioma passa a ser ameçado quando os falantes deixam de usar a língua e de transmiti-la para futuras gerações.

África

Existem ainda fatores externos de naturezas militar, econômica, religiosa, política e cultural.

Várias línguas indígenas estão sob risco de desaparecimento. Na África, 80% das línguas faladas não têm ortografia. Segundo especialistas, a cada duas semanas, pelo menos um idioma deixa de ser usado no mundo.

Fonte: ONU

Comentários