Seminário discute diversidade religiosa e os 100 anos da umbanda

A semana - 08/12/2008  11h30

Seminário discute diversidade religiosa e os 100 anos da umbanda

A Câmara sedia nesta terça-feira (9) o seminário Centenário da Umbanda: Matriz Religiosa Brasileira. O evento é promovido pelas comissões de Direitos Humanos e Minorias; e de Legislação Participativa, em parceria com a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República e com o Conselho Nacional de Umbanda (Conub).
O seminário vai debater o respeito à diversidade religiosa no Brasil, o diálogo entre religiões, o combate à discriminação religiosa e o futuro da umbanda. Entre os convidados estão o ministro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Edson Santos; a procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Gilda Carvalho; o presidente do Conub, Sílvio Luiz Ramos Garcez (Pai Ramos); e representantes de outras religiões, como o islamismo, o budismo e o bahaísmo.
O deputado Chico Alencar (Psol-RJ), que sugeriu o evento, lembrou que a Comissão de Direitos Humanos da Câmara já promoveu no ano passado uma audiência sobre "A mídia e a diversidade religiosa". "Os deputados podem contribuir com o debate sobre a importância da umbanda como uma das expressões que formam a identidade nacional", disse.
O seminário será realizado das 9 às 18 horas, no plenário 9.
Confira a programação
Notícias anteriores:
Dia Nacional da Umbanda é aprovado pela Câmara

Da Redação/PT
Fonte: Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br