Direitos Humanos viram filme de Walter Salles

da UNIC Rio

O Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) e o Consulado Geral da França promovem na última sessão do Cinemaison de 2008, uma projeção especial do filme inédito "Histórias de Direitos Humanos". O evento - somente para convidados e sócios do Cinemaison - ocorrerá na próxima segunda-feira, 8 de dezembro, às 20h00, na Maison de France. Composto de 22 curtas-metragens de três minutos de diretores e artistas internacionalmente reconhecidos, o filme é uma homenagem ao 60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que será celebrado na próxima quarta-feira, 10 de dezembro.

Walter Salles, Daniela Thomas, Pablo Trapero, Abderrahmane Sissako e Jia Zhang Ke são alguns dos realizadores que participam da obra, inspirada nos artigos da Declaração Universal divididos em seis temas: cultura, desenvolvimento, dignidade e justiça, meio ambiente, gênero e participação. O filme, que é uma iniciativa do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), foi produzido pela organização não-governamental Art for the World e tem apoio do governo francês.

Às 18h no mesmo dia, o Cinemaison apresentará também, em sessão aberta ao público, o filme "Um culpado ideal", Oscar de melhor documentário em 2002, também inédito no Brasil. Entrada franca.

O Cinemaison fica na Maison de France: Avenida Presidente Antônio Carlos, 58, no centro do Rio de Janeiro.

Fonte: ONU-Brasil

Comentários