Pinda: Grupo de Capoeira desenvolve trabalho com público da Melhor Idade

22/11/2008 - 11h34 (Giovanni Romão)

Imagem(s): Arquivo Agora Vale

Vira e mexe é possível ouvir falar que os idosos precisam colocar os "ossos para movimentar", mas sempre tendo em vista um acompanhamento profissional e uma eficiente orientação.


Público da Melhor Idade desenvolve atividades esportivas e de condicionamento físico, nos centros esportivos da cidade e nas AMIs

Hoje, em Pindamonhangaba, o público da Melhor Idade tem grandes possibilidades de desenvolver atividades físicas nos centros esportivos da cidade, com um trabalho de primeira desenvolvido pelo Setor de Lazer da Secretaria de Esporte da Cidade. Sem falar nas AMIs (Academias da Melhor Idade), hoje instalada em diversos pontos da cidade. Vale ressaltar que Pinda foi pioneira no Estado de São Paulo na instalação dessas academias, projeto seguido por diversas cidades da região e até mesmo a capital. O principal foco é o exercício físico sem esforço e a qualidade de vida.

Agora, já imaginou ver seus avós jogando capoeira. Isso é possível através do projeto desenvolvido pelo professor de Educação Física, Everton Carvalho, com a Capoeiraidade. As aulas de capoeira, desenvolvidas pelo professor no Centro Esportivo Luiz Caloi, em Pinda, visa atender o público a partir dos 18 anos, até pessoas da melhor idade.

Capoeiraidade não tem limite para os "jovens" atletas da melhor idade

"Hoje contamos com sete integrantes da melhor idade, mas ainda falta divulgação. O público da melhor idade fica com um pouco de receio em praticar a capoira, com medo dos golpes, os giros, mas nós fazemos um treinamento por etapas. Não existe um esforço além da condição física de cada aluno", destaca Everton.

Algumas cidades da região, como São José dos Campos, já tem este projeto de capoeira para melhor idade bem consolidado e tem dado certo. "A capoeira traz benefícios à saúde como outras atividades físicas trazem", afirma o professor.

As aulas não têm custo, contando com o apoio da Sejelp, e são desenvolvidas as segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 20h, no Luiz Caloi, ao lado do Centro Esportivo João do Pulo.

Fonte: Agora Vale - Esportes

Comentários