OIT lança no RJ guia contra exploração infantil

BRASÍLIA (Notícias da OIT) - O Programa Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil (IPEC), da Organização Internacional do Trabalho (OIT), lançará um novo guia para o enfrentamento ao tráfico e à exploração sexual de crianças e adolescentes durante o III Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que ocorrerá no Rio de Janeiro, nos dias 25 a 28 de novembro.

O guia, intitulado “Combatendo o tráfico de crianças para a exploração no trabalho: um kit para gestores governamentais e técnicos”, revisita os 10 anos de trabalho do IPEC e dos seus parceiros e traz experiências, boas práticas e pesquisas relevantes para planejar, implementar programas e fortalecer as políticas públicas para a eliminação do tráfico de crianças e adolescentes e da exploração sexual.

O material é composto por 5 volumes, relacionados entre si, mas que abrangem diversos temas, como aspectos legais e políticos relevantes para diferentes iniciativas que têm sido e podem ser desenvolvidas para prevenir o tráfico de crianças e adolescentes.

A OIT é um dos principais parceiros do III Congresso Mundial de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, através do Programa de Combate ao Tráfico de Pessoas (TIP) e do Programa Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil (IPEC). O III Congresso contará com mais de 3.000 participantes de todo o mundo, incluindo os altos escalões de Governos, organizações de trabalhadores e empregadores, organizações não governamentais, universidades e a mídia.

O Congresso é organizado pelo Governo Brasileiro, o Organização para o fim da exploração sexual de crianças, pornografia infantil e tráfico de crianças e adolescentes para fins de exploração sexual (ECPAT), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e NGO Group (Grupo de Organizações não Governamentais para a proteção da Convenção dos Direitos das Crianças).

A OIT considera a exploração sexual de crianças e adolescentes uma das piores formas de Trabalho Infantil, um crime similar à escravidão e ao trabalho forçado. Todos os 182 membros da OIT se comprometeram a eliminar as piores formas de trabalho infantil até 2016.

Membros da mídia interessados em maiores informações sobre o novo guia do IPEC, sobre o Caderno Pagu ou sobre a OIT, durante o Congresso, por favor entrem em contato com: Thaís Dumet Faria, faria@oitbrasil.org.br,+55 61 81237994.

Para maiores informações sobre o III Congresso Mundial de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, visitem o site: www.iiicongressomundial.net.

O Guia está disponível em PDF na página: http://www.ilo.org/ipec/areas/Traffickingofchildren.

Comentários