Berimblog lembra do nascimento de Mestre Caiçara

Nascido no dia 08 de maio de 1924, em Cachoeira de São Félix, Antonio Carlos Moraes, mais conhecido como Mestre Caiçara estaria completando hoje, caso ainda fosse vivo, 85 anos de idade.
Caiçara foi um dos grandes Mestres de Capoeira Angola, tendo inclusive, gravado um LP de músicas de Capoeira e samba, que tem como título Academia de Capoeira de Angola São Jorge dos Irmãos Unidos do Mestre Caiçara.
André lacé*, em seu livro A Volta do Mundo da Capoeira nos conta que "longas décadas atrás, preocupado com os crescentes pedidos para comparar a Capoeira com as demais lutas", ele aproveitou uma de suas visitas a Salvador e passou o problema para o Mestre Caiçara, que, muito inteligentemente disse-lhe: "Cada qual no seu cada qual".
Diz Lacé, ainda, que em outro momento, em São Paulo, ocorreu uma situação ainda melhor: Mestre Caiçara, convidado por um ex-aluno para dar uma "volta do mundo", notou que o "garoto estava jogando com um certo atrevimento"; foi o que bastou para o mestre dar uma cabeceira (cabeçada) desconcertante, jogando seu ex-díscipulo fora da roda e aproveitando, mais uma vez, para professorar: "Roupa de homem não dá em menino; esses meninos de hoje, mal sabem soletrar já pensam que sabem ler".
Mestre Caiçara morreu no dia 26 de agosto de 1997 e deixou mais um vazio na história de nossa capoeiragem.

Abaixo foto dos dois exemplares do LP do Mestre Caiçara de meu acervo particular. Um de 1973 e o outro de 1976.












*Mestre em Administração Pública (New York) Jornalista e Escritor. Autor de diversos livros de capoeira, entre eles "A Volta do Mundo da Capoeira"


Obs:
Foto 01: Mestre Caiçara e André Lacé gentilmente cedida pelo Lacé.

Foto 02: De autoria de João Vitor, filho de Mestre Paulão, editor deste blog.

Comentários