SECON 2008 - Reflexão dos 120 anos da Abolição da Escravatura

LIGA REGIONAL DE CAPOEIRA R.G.S.

Entidade Estadual de Direção, Administração e Regulamentação Desportiva

FILIADA A INTERNACIONAL FEDERATION OF CAPOEIRA - FICA

FILIADA A FEDERAÇÃO RIOGRANDENSE DE CAPOEIRA

Fundada da em 23 de outubro de 2006 - Rua Marcilio Dias 1081 – Menino Deus – Porto Alegre – RS – Brasil – Fone: – 9812.8737

www.rs.portalcapoeira.com - mestregaviao@gmail.com

CNPJ 07.044.487/0001-53

SECON 2008 - Reflexão dos 120 anos da Abolição da Escravatura

LIGA REGIONAL DE CAPOEIRA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Políticas públicas em Porto Alegre:

Introdução

A Liga Regional de Capoeira vem, desde 2003, discutindo e buscando parcerias a fim de estabelecer uma linha metodológica que defina um diagnostico das ações prioritárias para o desenvolvimento cultural e social. Trata-se da pesquisa participante.

A viabilização de um enfoque para cidadania e direitos humanos, que disseminem condições de superação dos limites referidos deverá, necessariamente, estar inserida no dia-a-dia da luta e organização das populações mais diretamente atingidas pela discriminação e violência.

Um dos aspectos que se destacam na análise do processo que perpetua a discriminação em nossas comunidades é o fato de que a exclusão social política, cultural econômica, a que foram submetidos escravos e trabalhadores livres da cidade e do campo, corresponde à exclusão de tais camadas da população da possibilidade de elaborar sua história e do direito à sua memória étnica.

A negação de tal direito cria extrema dificuldade para desenvolver a identidade coletiva, que é um dos pilares do exercício da cidadania.

A Liga Regional de Capoeira do Estado do Rio Grande do Sul tem uma longa experiência na administração de eventos de origem pública, já que foi responsável pela organização da SECON (Semana de Consciência Negra de PoA), no ano de 2005, além da Semana de Umbanda, Seminário de Capoeira Angola, demanda OP e IV Fórum Gaúcho de Capoeira, assim tendo uma longa experiência na administração de eventos com verba pública.

Objetivo

A Liga Regional de Capoeira R.G.S. tem por objetivo estimular a produção de oficinas de arte nos bairros, promover o Programa de Ações Culturais, organizar o Fórum Gaúcho de Capoeira e a Semana Municipal de Capoeira.

Estimular estas atividades irá proporcionar uma troca de experiência entre grupos de diferentes faixas etárias, através de canto, ritmo e jogo, e assim, resgatar parte da história da Capoeira no Brasil.

EVENTO: 120 ANOS DE ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA E A LIBERAÇÃO DA CAPOEIRA.

Data: 14/novembro 2008.

14:00 – Palestra Origem e Raízes da Capoeira (Mestre Gavião)

14:30 – Participação de Mestres Convidados: (Fumaça, Soneka e Fabinho)

15:00 – Oficina de Capoeira – Mestre Gavião

16:00 -  Roda de Capoeira

Local: Câmara de Vereadores de Porto Alegre

Atenciosamente,

Mestre Gavião

PRES. LIGA REGIONAL

DE CAPOEIRA R.G.S.

FONE: (051) 8400.5500 - 9812.8737

mestregaviao@gmail.com

www.rs.portalcapoeira.com

SUPERVISOR DE OFICINAS DE CAPOEIRA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTES RECREAÇÃO E LAZER.

Presidente da Federação Riograndense de Capoeira e Liga Regional de Capoeira RS

Fone: (051) 8400.5500 Mestre Gavião

Fonte: Capoeira–CBC Grupos

Comentários