Brasil é sucesso em feira de turismo na Argentina

Turismo - 03/11/2008 - 18:18

Brasil é sucesso em feira de turismo na Argentina

O público presente à maior feira internacional de turismo da América Latina parou para assistir a mostras da cultura brasileira que a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e secretarias de estados levaram para Buenos Aires. Uma enorme roda de capoeira se abriu, com participação do público argentino presente à feira, que ensaiou também alguns passos, ao lado dos artistas que se apresentaram no evento, aberto no sábado (01).

Romina Tules, estudante de 19 anos, foi uma delas. Nunca foi ao Brasil, e disse que a experiência que essa mostra da cultura brasileira foi suficiente para entusiasmá-la: “Sou louca para conhecer o Brasil, tudo lá me encanta – as praias, a música e a cultura. Estou estudando português, com um grupo de amigas, para ir assim que puder”.

O vocalista do Olodum e capoeirista Tonho Matéria estava em Buenos Aires a convite de uma associação local de capoeira, e apareceu na FIT para apoiar a Associação de Capoeira Mangagá, da qual faz parte. Acabou promovendo um show de percussão e dança que atraiu centenas de pessoas que procuravam conhecer os destinos brasileiros no estande. “Vim dar uma força porque acho que a cultura é o que pode mais chamar o turista. É com a cultura que ele descobre mais sobre o país, sobre o povo. Por isso, acho muito válido mostrar o que fazemos em qualquer lugar do mundo”, testemunhou o músico.

Além da música e da dança, os espaços de artesanato foram concorridos durante todo o dia. Artesãos do Amazonas, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Ceará e Brasília ofereceram oficinas e atraíram a atenção do público na FIT. O espaço é uma ação do MTur, por meio da Embratur, em parceria com a coordenação-geral de Produtos Associados ao Turismo do MTur, que busca dar uma mostra da diversidade cultural brasileira para o público argentino.

Sobre a FIT - O Brasil participa da 13ª edição da FIT com 42 co-expositores em um estande da Embratur, entre representantes de Secretarias de Turismo de estados e municípios, hotéis, Convention e Visitors Bureaux e empresas aéreas. O estande tem 789 metros quadrados.

(ASCOM)

Fonte: Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)